O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) em Santarém, no oeste paraense, recebeu nota máxima e está entre as dez unidades de saúde reconhecidas por oferecer um elevado padrão de atendimento à população. Além desse título, o hospital recebeu o selo Green Kitchen (Cozinha verde) por ter um programa voltado às boas práticas de alimentação, centradas na utilização de alimentos sem agrotóxicos, ambientação natural e sustentabilidade.

Atualmente, o hospital integra uma lista de quase 3 mil hospitais do país que realizam atendimento ao SUS (Sistema Único de Saúde), divulgada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Atende uma população estimada em mais de 1,3 milhão de pessoas, residentes em 30 municípios do oeste do Pará, Baixo Amazonas e Xingu.

O Serviço de Nutrição Dietética (SND) do hospital conquistou a certificação de Green Kitchen após comprovação de práticas saudáveis e sustentáveis, como a utilização de temperos orgânicos, utilização de produtos certificados, uso de produtos de limpeza biodegradáveis, controle de água utilizada, compostagem de resíduos orgânicos, reciclagem do óleo gerado na cozinha e treinamento da equipe sobre alimentação saudável e sustentabilidade.

Só no período de 2016 a abril de 2020, foram 267 mil kg de resíduos orgânicos (folhas e galhos de árvores e restos de alimentos do hospital) que seriam desprezados, que foram reaproveitados pelo hospital como adubo no projeto de compostagem e horta orgânica. Estes resíduos foram transformados em composto e utilizados na horta, o que proporcionou ao mesmo período a colheita total de 2.644,83 kg de verduras, legumes e frutas para o consumo do público interno.

 
Patrícia Chiba, nutricionista de produção do HRBA — Foto: Ascom HRBA/Divulgação

Patrícia Chiba, nutricionista de produção do HRBA — Foto: Ascom HRBA/Divulgação

“Funciona como um ciclo sustentável. Aplicamos a sustentabilidade desde o momento do planejamento alimentar, quando priorizamos produtos regionais da horta orgânica do Regional, a utilização de embalagens sustentáveis, a redução do desperdício de alimentos, até o reaproveitamento dos alimentos que ao final retornaram às refeições, como comidas saudáveis”, explicou Patrícia Chiba, nutricionista de produção do HRBA.

De janeiro a abril de 2020, o hospital serviu 189.187 mil refeições para pacientes, acompanhantes e colaboradores. O cardápio da unidade é programado mensalmente, respeitando as leis da nutrição (quantidade, qualidade, harmonia e adequação), e montado utilizando os alimentos colhidos da horta (macaxeira, batata doce, feijão verde, maxixe, cebolinha, mamão, banana, acerola, entre outros).

No cardápio, os profissionais da nutrição observam as condições clínicas para planejamento da dieta mais adequada a cada paciente. Por G1 Santarém — PA Publicado em 

Veja o vídeo

 
Veja a matéria completa