agua1

Água doce ou potável é toda a água que se destina ao consumo humano e animal, e de toda a água existente no planeta, 97% é proveniente dos oceanos e apenas 3% é água doce (calotas polares, geleiras, rios, lagos, lençóis freáticos, mananciais…).

Destes 3% de água doce, apenas 1/3 está localizado em rios, lagos e mananciais. Considerando o nível de poluição a que sujeitamos o meio ambiente, estamos cada vez mais diminuindo as reservas disponíveis.

Em 2005 a ONU (Organização das Nações Unidas), divulgou uma nota em que prevê que em 2050, 40% da população mundial não terá acesso a água nenhuma.

Hoje, estima-se que cerca de 1 bilhão de pessoas não têm acesso à água no mundo, seja potável ou imprópria para consumo — e no mundo subdesenvolvido, em que existe acesso à água, no mínimo 50% das populações consomem água contaminada.

A qualidade da água é de suma importância por constituir fonte de veiculação de agentes químicos, físicos e biológicos que podem trazer doenças às pessoas.

A água da torneira, mesmo passando por processo de tratamento e saneamento — o que garante sua qualidade na saída dos reservatórios —, pode ser contaminada durante o processo de distribuição da rede pública, por substâncias químicas ou microorganismos prejudiciais à saúde, existentes nos encanamentos das nossas casas.

Devemos sempre estar atentos com a limpeza das nossas caixas d’água para que a água que chega aos nossos lares não seja veículo de disseminação de doenças, mas mantenedora da saúde, PORQUE ÁGUA LIMPA TAMBÉM É VIDA SAUDÁVEL!

 
Agosto de 2017
O informativo Vida Saudável é uma publicação do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
Nutricionista responsável: Silvana A. Franco. Diagramação e edição: Coordenadoria de Comunicação SP. Envie sua opinião ou sugestão de pauta para:
comunicacao@prosaude.org.br Curta e compartilhe a página da Pró-Saúde no Facebook: www.facebook.com/ProSaude.OrganizacaoSocial