HGT promove capacitação sobre uso de plantas alimentícias não convencionais na alimentação hospitalar

 

As PANCs têm alto teor de proteínas, vitaminas e minerais. As espécies ora-pro-nóbis e o cariru já são cultivadas na horta da unidade hospitalar.

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
22/08/2023 08h44
 

Foto: Divulgação

O Hospital Geral de Tailândia (HGT) está promovendo, no mês de agosto, uma capacitação direcionada à equipe de Nutrição e Dietética (SND) sobre o uso de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) na alimentação hospitalar. O curso tem o objetivo aprofundar os conhecimentos da equipe responsável pela alimentação dos pacientes, acompanhantes e colaboradores, além de promover ações de sustentabilidade. 

Durante o aprimoramento, os profissionais poderão saber mais sobre a utilização adequada das PANCS, as propriedades nutricionais, e a aplicações na elaboração de refeições equilibradas e saudáveis, com destaque para o uso de ora-pro-nóbis e cariru. 

Foto: Divulgação

A coordenadora da nutrição do HGT, Patrícia Manfred, explica que o uso dessas plantas na alimentação é uma tendência que vem crescendo devido aos seus potenciais benefícios à saúde.

“A introdução das PANCs nas refeições hospitalares não apenas enriquece a oferta nutricional, mas também demonstra o empenho em adotar práticas alimentares benéficas. Por meio da sua utilização, criamos opções alimentares mais diversificadas e saudáveis, atendendo às necessidades nutricionais dos pacientes e colaboradores, de maneira eficiente e eficaz”, declarou. 

Na realização da qualificação, Manfred explicou que o alto teor de proteínas, vitaminas e minerais desse tipo de plantas as torna excelentes opções para enriquecer dietas balanceadas, especialmente em ambientes hospitalares, onde a nutrição desempenha um papel fundamental na recuperação dos pacientes.

Foto: Divulgação 

Além de tornar o cardápio mais diverso, tanto o ora-pro-nóbis quanto o cariru são cultivados na horta da unidade hospitalar, reforçando o compromisso do HGT em oferecer alternativas alimentares naturais e de qualidade aos pacientes. A horta também serve como um espaço terapêutico ao ar livre, proporcionando aos pacientes e familiares, uma oportunidade de se conectar com a natureza, mesmo durante a hospitalização.

“Normalmente temos aquele conhecimento de que comida de hospital precisa ser ruim e sem graça. Quando chega a alimentação, vejo que não é assim; sempre são pratos bem feitos, e bonitos, de se ‘comer com os olhos’. É muito bom saber que o hospital está preocupado com nossa alimentação, e que adota opções mais saudáveis e nutritivas para nós, pacientes. Mostra o compromisso do HGT em proporcionar cuidados de qualidade durante nossa internação”, destacou o autônomo Paulo Gomes, que estava internado na unidade hospitalar.

A enfermeira do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Emanuelle Campiolo, ressalta que a busca contínua por capacitação e atualização demonstra o comprometimento do HGT em oferecer uma assistência completa e de qualidade. “A incorporação de práticas inovadoras é mais um exemplo de como estamos comprometidos em promover a saúde e o bem-estar de todos, e de maneira integral”.

Foto: Divulgação

Campiolo também parabenizou a equipe do SND, e destacou que o NEP está comprometido em promover oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para todos os profissionais do hospital, visando sempre aprimorar a qualidade dos serviços prestados.

Estrutura – O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica localizado na avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.31210.

Texto: Andrey Silva/Ascom HGT