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A sustentabilidade é economia.

Para ter um vínculo com clientes informados e atuantes, a sustentabilidade tornou-se um forte canal entre uma empresa e seu mercado. Juntamente com a atualização tecnológica, os programas de sustentabilidade trazem uma nova identidade com seus produtos e serviços, além de destacar bons profissionais. Para surpresa geral, um restaurante sustentável, que já proporciona um produto melhor ao cliente, pode ainda ter uma gestão mais econômica.

A sustentabilidade é saúde.

Em termos gerais, os restaurantes Green preparam os mesmos pratos dos demais restaurantes, sem restrições a carnes, vegetais, laticínios ou atualização tecnológica. A diferença são seus insumos livres de venenos, suas equipes treinadas e suas instalações limpas. Atualmente já se faz isso com um custo igual ou menor que muitas cozinhas veneno. Como pergunta a chef Paola Carosella: “Você quer sua comida com veneno ou sem veneno?”

Soluções networking.

Alguns profissionais, para agradar superiores, clientes chatos ou até mesmo uma mídia amadora, se deixam levar pelo que os outros pensam ou falam. Como quem quer agradar a todos convence somente a poucos, suas soluções networking tem baixa duração, na medida em que explicam tudo sem resolver nada. São somente variantes de mais do mesmo.

E seus exemplos.

Modernas soluções, como cozinhas inteligentes, cozinhas de antecipação, cozinha 4.0, Sous Vide e cadeias frias em geral, tem mais de 30 anos de lançamento, sempre com a pretensão ingênua de revolucionar o foodservice. Pode-se controlar a produção e o atendimento, mas difícil mesmo é controlar clientes que sabidamente detestam comida requentada e cara.

A sustentabilidade é óbvia.

Os profissionais que resolvem os problemas normalmente são focados no que acontece de fato, na raiz da situação e no dia a dia da atividade. Criam uma linha de prioridades e pouco se importam que suas soluções pareçam duras, quando são necessárias. Só depois de tudo resolvido, a solução encontrada pode até parecer óbvia, mas ninguém a propôs anteriormente.

A sustentabilidade permanece.

Outros profissionais sabem que as soluções sustentáveis são duradouras, ao contrário das soluções networking. Ao pertencerem a uma comunidade Green, geralmente se destacam, na medida em que trocam dados, testam novas informações e tem onde mostrar alguma coisa que ninguém viu antes.

A sustentabilidade se mede.

Os desperdícios com os alimentos causam um certo desconforto aos operadores. Compras sem planejamento, sobras imprevistas e excessos de lixo são indicadores de descontrole na gestão. Quando o contínuo reaproveitamento das sobras de ontem passa a ser um exercício de habilidade profissional de hoje, significa que a gestão precisa ser revista.

A sustentabilidade é divertida.

Muitas profissões vêm se destacando em programas de sustentabilidade, como os arquitetos com o Greenbuilding e os administradores com o ESG. As edificações Greenbuilding tem um valor imobiliário bem maior, assim como as empresas ESG nas bolsas. Os restaurantes Green também possuem um novo valor de mercado e seus profissionais a liderança das novas soluções. Mais uma coisa óbvia que poucos enxergam.

Por José Aurélio Claro Lopes | Precx

Publicado na revista Marketing Nutricional 202 / Outubro  2023