SC CURITIBA (24)SC CURITIBA

Munícipes de Colombo apoiam a alimentação saudável e já são mais de 75 hortas inauguradas

Em 16/05/2023 foi inaugurada Horta no Hospital Maternidade Alto Maracanã (HMAM). O intuito é oferecer aos pacientes, acompanhantes e colaboradores alimentação saudável e de qualidade.

O projeto foi executado após parceria firmada entre o HMAM, Prefeitura Municipal de Colombo e os alunos do curso técnico Agrícola do Centro Estadual de Educação Profissionalizante Newton Freire Maia. Os estudantes estiveram presentes realizando o plantio das primeiras mudas, além de ajudar o HMAM, irão aprimorar seus conhecimentos na prática, dando suporte no cultivo e manutenção da horta uma vez na semana.

Campanhas de conscientização serão direcionadas a todos os pacientes e colaboradores do HMAM, reforçando a segurança alimentar e os benefícios que uma refeição saudável e balanceada trazem para a saúde.

“A partir do momento que temos um alimento orgânico, ofereceremos um alimento mais saudável, mais nutritivo e mais saboroso. Com esta horta estaremos proporcionando a todos qualidade e segurança alimentar”. Ressalta Arlete do Vale, Supervisora de Nutrição do HMAM.

O custeio da horta foi realizado com orçamento do HMAM, instituições privadas e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Colombo. Essa iniciativa já é realidade em vários pontos do município, presente em escolas, creches, empresas, instituições, são mais de 75 hortas espalhadas por Colombo/PR.

O provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Frei Dom Diamantino Prata de Carvalho deu ênfase na prática de boas ações. “Nós acreditamos que plantando e semeando as coisas crescem, o importante é semear e plantar boas ações, ações de colaboração, solidariedade, de partilha fraterna, como o que está sendo promovido aqui em Colombo. Plantem com amor e irão colher amor também”.

O prefeito de Colombo Helder Luiz Lazarotto encerrou os discursos, antes de inaugurarem a placa oficial da horta. “O objetivo é produzir e ocupar os espaços livres com algo positivo, produtivo e terapêutico para a comunidade. Aqui marca um momento especial na maternidade, que é o lançamento desse programa de uma forma essencial. Tenho certeza que será um sucesso”, concluiu.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Frei Dom Diamantino Prata de Carvalho, Rogério Kuntz, Diretor Corporativo Geral, Arlete do Vale, Supervisora de Nutrição, Diretor Hospitalar Fábio Machado e colaboradores do hospital. O prefeito de Colombo Helder Luiz Lazarotto esteve presente junto do secretário de Agricultura e Abastecimento Jerônimo Strapasson e secretária de saúde Marilda França.

Importância da horta

O Programa Cultiva + Colombo é um instrumento pelo qual o município apoia a melhoria, a recuperação e a proteção de recursos naturais em áreas urbanas, tendo como base ações voltadas à redução da erosão e do assoreamento de mananciais, diminuição de áreas obsoletas, promoção a saúde, construção e manutenção de hábitos saudáveis, erradicação da fome, de forma a proporcionar o aumento da qualidade e a tornar mais regular a oferta de alimento a população.

O Programa se efetiva por meio de articulações e parcerias entre instituições das esferas municipal, Estadual, Federal e privada, visando o desenvolvimento da política de fome zero e agricultura sustentável em paralelo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, como um instrumento de incentivo ao público alvo a adotarem, de forma voluntária, práticas voltadas à conservação da água e do solo, redução de resíduos sólidos, reutilização de resíduos orgânicos, adoção de hábitos saudáveis e alimentação saudável.

Selo Green Kitchen

O Hospital Maternidade Alto Maracanã é reconhecido com o selo Green Kitchen. Significa que o Serviço de Nutrição e Dietética do HMAM, com apoio do projeto Agricultura Familiar e Agroecológico, oferece vegetais orgânicos com intuito de melhorar a alimentação disponibilizada aos pacientes, acompanhantes e colaboradores. Uma das alternativas criadas pela instituição para poder se comprometer com os requisitos do selo foi a criação de uma horta aos fundos do hospital, onde os colaborares realizam o plantio de hortaliças naturais e livres de agrotóxico. Para receber o sele é necessário, que a instituição cumpra diversas regras e diretrizes em prol de uma alimentação mais saudável e que respeita a ética e sustentabilidade.

Matéria fornecida por HMAN – Santa Casa de Curitiba

Veja postagem :

https://www.instagram.com/p/CsW4mkruWaQ/?img_index=1