IFF Horta Afetiva_Casa da Mulher (1) 3Pacientes da Casa de Apoio do Hospital da Mulher participam de cultivo e colheita de orgânicos em projeto Horta Afetiva

Em meio ao espaço cercado de verde, pacientes oncológicas hospedadas na Casa de Apoio do Hospital da Mulher, em Salvador, encontram na estadia, além de um local acolhedor, um ambiente para as mais diversas vivências. O cultivo da Horta Afetiva é uma delas.
Através da Horta, é possível produzir, de forma orgânica, folhosos, legumes, temperos e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) para o consumo das pessoas que estão sob os cuidados da unidade. Todo o processo é supervisionado por profissionais da Nutrição, com a participação das pacientes, acompanhantes e colaboradores da Casa da Mulher.
Neste mês, as pacientes puderam participar do processo de colheita de aipim. A paciente Elinete Santiago, do município de Luís Eduardo Magalhães, adorou a iniciativa. “Sou nascida e criada na roça. Aqui a gente está no paraíso e não sabe. O aipim estava muito bom! E o melhor: orgânico, sem venenos”, destacou.
A paciente Carla França também elogiou o alimento colhido na Horta Afetiva. “Uma delícia. Meu tratamento está terminando. Vou sentir saudades daqui!”, assegurou.
A Horta Afetiva é fruto do programa Pró-Verde Mulher e do Programa de Aprimoramento em Nutrição 2022.1, uma iniciativa do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.
Casa da Mulher
Pacientes são encaminhadas à Casa de Apoio da Mulher, no Monte Serrat, através do Serviço Social do Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos. São admitidas no local as hóspedes que, durante a evolução do tratamento, necessitem de domicílio em Salvador, morem no interior da Bahia e/ou realizem cuidados paliativos.
A Casa de Apoio dispõe de amplo espaço com 45 dormitórios, refeitório, banheiros adaptados, cozinha experimental, salão de atividades e área de convivência, além de fornecer oficinas de capacitação, terapias ocupacionais e atendimento nutricional e psicológico. Ao todo, cerca de 90 profissionais de apoio e assistência atuam na unidade.

MATERIAL ENVIADO PELA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HOSPITAL DA MULHER 19/04/2023
IFF FOTO HORTA (6) 1 IFF Horta Afetiva_Casa da Mulher (1) 3  IFF Horta Afetiva_Casa da Mulher (3) 4 IFF Horta Afetiva_Casa da Mulher (4) 5 IFF Horta Afetiva_Casa da Mulher (5) 2 IFF Horta Afetiva_Casa da Mulher (6)