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O Discurso, as Ações e a Confiança

Por José Aurélio Claro Lopes

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Para evoluir honestamente ou até mesmo para dar um golpe na praça, qualquer empresa precisa conquistar primeiramente a confiança do mercado. Sem confiança é mais difícil tanto uma coisa como outra. A confiança é básica nas relações entre as empresas e seus clientes.

Com o episódio da “repentina inconsistência contábil” de 20 bilhões nas Lojas Americanas, os Índices de Sustentabilidade Empresarial – ISE da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) derivaram para uma certa “inconsistência moral” na medida em que são desrespeitados e comprometem o esforço honesto de outras empresas associadas.

Sem confiabilidade pouco importam as mais nobres narrativas nos balanços, nos planos para o futuro ou numa intensa presença na mídia. A confiança leva tempo a conquistar, reconquistar e ainda custa muito para se manter. Tem que se trabalhar com atitudes concretas.

Greenwashing

Em cada caminho empresarial, são as ações de sustentabilidade que se destacam. Muitos clientes estão saturados do bom mocismo que aparece nas narrativas de marketing e textos de embalagens. Sem comprovação eles são apenas greewashing, a mentira nova e insustentável.

A alimentação comercial atual é basicamente tóxica, uma prática apontada como a causa de 80% das internações hospitalares, sendo 70% de doenças cardiovasculares, 65% de diabetes e 50% com câncer. A toxicidade maior ainda está nas cabeças e comandos de muitas empresas de alimentação, que persistem na depredação do ambiente, tentando fazer acreditar que nada disso tem a ver com elas.

Distantes de toxidades e mentiras, as cozinhas sustentáveis se tornam as preferidas de 85% dos novos clientes, com a prática das mesmas preparações de receitas originais sem qualquer restrição a carnes ou vegetais. A primeira diferença são seus alimentos sem venenos como HPA, agrotóxicos, antibióticos, OGM, nitritos, sulfitos e tantos outros.

Ainda dá tempo

Uma empresa com perspectiva de sustentabilidade, atualiza seu branding e ajusta a sua cadeia de produção. O treinamento da equipe é um exercício recíproco de confiança entre as partes com um ideal comum de entendimento. Os fornecedores se orgulham em ajudar com seus produtos de época, mais duráveis e saudáveis. Todos cooperam para superar as dificuldades comuns que surgem e ao final lucrar mais com os resultados. Com sustentabilidade nenhum investimento se perde.

José Aurélio Claro Lopes
Diretor na Precx Consultoria em Alimentação Ltda.

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