20181117_120229592_iOS 20181117_115239387_iOS 20181117_115250158_iOS 20181117_115648282_iOS

No dia mundial do meio ambiente …

“Somos como borboletas que voam por um dia e acham que é para sempre.” Carl Sagan

A Terra, esse “pixel azul que gira no espaço” é a casa de Gaia, a mitológica deusa grega, mãe de todos os seres vivos. Com raios de Sol, ar e água, Gaia põe em equilíbrio a vida animal, vegetal e mineral, em suas trocas mútuas de alimentação, energia e bem-estar. Sustentabilidade é a arte de preservar esse delicado equilíbrio que regula a vida da terra, a quantidade de oxigênio que consumimos e as temperaturas em que vivemos.

A Teoria de Gaia, formulada em 1972 pelo cientista James Lovelok e confirmada pela bióloga Lynn Margulis, ambos com trabalhos na NASA, é cada vez mais utilizada como base de trabalho de cientistas, profissionais de alimentação de arte e escritores do mundo todo. Os programas de sustentabilidade como o Green Kitchen partem nessa teoria e desenvolvem suas ações e informações para a manutenção desse ponto de equilíbrio.

Após os estudos de Lynn Margulis, se constataram bilhões de toneladas de seres que vivem abaixo da terra, em forma de bactérias, fungos, anelídeos, insetos e muitos outros, lhe dando vida e a desejada fertilidade. Com todos seus elementos estruturais, a Terra, é mais que um simples planeta, é um ser vivo que gira no espaço, com seus elementos precisando de cuidados para continuar pulsando com energia em suas trocas.

Levar uma vida sustentável está longe de ser difícil, excepcional ou caro. Ao contrário, ela é normal na medida em que evita alimentação com venenos químicos e aditivos bioquímicos. Têm respeito pelas pessoas, animais, vegetais e preserva a pureza possível da água ou do ar. No Dia Mundial do Meio Ambiente, vamos contemplar a Terra como um ser vivo, que mesmo parecendo sozinha no espaço, ainda é o melhor lugar das redondezas que temos para viver.

Texto de JACL | Green Kitchen

Foto de M.ATC | Amazônia | Brasil | Planeta Terra