Sindemia Global é a combinação sinérgica entre as pandemias de obesidade, desnutrição e mudanças climáticas, as três decorrentes, principalmente, do sistema agroalimentar global, além de outros fatores sociais em comum.
Entre as causas estão os interesses comerciais que orientam o modelo do sistema agroalimentar global, a falta de vontade das lideranças políticas e também a falta de ação efetiva da sociedade em geral. Por conta disso, as soluções devem ser consideradas conjuntamente, e com urgência.
Alimentos ultraprocessados, nutrição, sistema alimentar e sustentabilidade estão conectados. E, com o aumento considerável nas últimas décadas no consumo de alimentos ultraprocessados, estes passaram a moldar o sistema alimentar e a influenciar os padrões alimentares populacionais, impactando negativamente a qualidade da alimentação, saúde, cultura e do meio ambiente.
O documento “A Sindemia Global da Obesidade, Desnutrição e Mudanças Climáticas: relatório da comissão Lancet”, de 2019, apresenta com mais detalhes a coexistência desses três importantes problemas de saúde pública no mundo: obesidade, desnutrição e mudanças climáticas.
_
Por Ana Romito (@analuromito) e Jennifer Tanaka (@comermudaomundo)
#SindemiaGlobal#Sustentarea#sustentabilidade#meioambiente#aquecimentoglobal#obesidade#desnutrição#mundançasclimáticas#lancet#SustentareaeODS#ODS#ODS13#agenda2030
Mais informações em:
https://www.fsp.usp.br/sustentarea/2020/11/12/sindemia-global/
https://idec.org.br/noticia/relatorio-sobre-sindemia-global-ganha-versao-em-portugues