Outubro Rosa.Capturar 2

Autoria: Vanessa de Fátima Barbosa

 

Hospital Municipal de Barueri . Barueri . SP – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM

O câncer de mama ocupa atualmente a primeira posição dentre os mais frequentes tipos de cânceres em todas as regiões brasileiras. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o Brasil, estimam-se 66.280 casos novos de câncer de mama, para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres.

O entendimento sobre as medidas preventivas e diagnósticas sobre o câncer de mama são de extrema relevância no tocante à educação nutricional no Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMBFM), uma vez que cerca de 80% de nossos colaboradores são do gênero feminino, além das acompanhantes de pacientes adultos e pediátricos, que se beneficiam das refeições servidas no refeitório da instituição.

Assim, no mês de outubro, que visa conscientizar a população feminina quanto a prevenção do câncer de mama, a equipe da Unidade de Alimentação e Nutrição idealizou a transmissão de informações educativas aos usuários do refeitório, de forma a respeitar as medidas protetivas impostas pela pandemia, com a afixação de dicas alimentares bastante simples, mas que contribuem para a prevenção desta importante doença. De forma a garantir a confiabilidade das informações expostas, todo o material está fundamentado no texto do INCA, divulgado pela Associação Brasileira de Nutrição – ASBRAN em outubro de 2017, sob o tema: “Nutrição forte aliada na campanha Outubro Rosa”.

O HMBFM, como instituição de saúde segue na importante missão de dar voz e espaço às campanhas que assim como a do Outubro Rosa, venham garantir mais saúde e qualidade de vida aos nossos parceiros, usuários e a comunidade.

Projeto apresentado pela  Gerente de Nutrição Vanessa de Fátima Barbosa, como parte das ações do Green Kitchen 2020.

 Veja na integra:

http://greenkitchen.com.br/site/wp-content/uploads/2021/04/Outubro-Rosa-1.pdf