IMG-20201014-WA0032 IMG-20201014-WA0031 H 5 OUTUBRO portalcanaa.com.brsitecanaa-dos-carajascomunidade recebe capacitação sobre reaproveitamento dos alimentos - Nathalia Lobato

Autoria: Nathalia Silva Garcia Lobato . Luana Vanessa . Elaine Caetano.

Hospital Cinco de Outubro . Canaã dos Carajás . PA – Associação Beneficente de Assistência Social e Saúde – Pró Saúde

Para combater o desperdício, o Hospital 5 de Outubro (HCO), em parceria com a Vale, realizou um curso de reaproveitamento de alimentos voltado para famílias em vulnerabilidade assistidas pelo Instituto Acrescer, localizado no Bairro Novo Brasil.

O curso ficou por conta dos profissionais do Serviço de Nutrição e Dietética do HCO, unidade gerenciada pela Pró-Saúde, uma das maiores entidades na área de gestão hospitalar do país.

Além de proporcionar aos participantes o conhecimento relacionado ao valor nutricional, o curso também estimula o aproveitamento total dos alimentos, em especial frutas e verduras. Já que grande parte das cascas e talos é desperdiçada, a ação ensina como reaproveitar esses alimentos em refeições, proporcionando melhores práticas alimentares.

De acordo com Nathalia Garcia, nutricionista do HCO, o aproveitamento integral alimentar não é apenas uma atitude de consumo consciente. “Além de ser fácil preparar são saborosos. Existem benefícios para a nossa saúde nos talos, sementes e cascas”, explicou citando como exemplo a casca da banana rica em propriedades antibióticas e enzimáticas.

Moradora da comunidade, Maria Zilda fez o curso e comemorou a oportunidade. “Fiquei surpresa ao observar o quanto nós desperdiçamos alimentos na nossa cozinha, no nosso dia a dia. Espero poder participar de mais cursos como esse”.

A presidente do Instituo Acrescer, Silvana França, agradeceu a atenção do Hospital 5 de Outubro com a população de Canaã dos Carajás. “Nossa comunidade é carente de informação nutricional. Tivemos aqui excelentes profissionais. Já estamos esperando pelas próximas ações do hospital”.

Dicas de melhor reaproveitamento alimentar

Uma das dicas para o melhor reaproveitamento alimentar é dar preferências aos hortifrútis da época. Consumir, além das folhas, os talos de couve, beterraba, brócolis e salsa, que são fontes de fibras e outros nutrientes. Podem ser utilizados em patés, refogados, recheios, farofas, sopas e sucos.

A água do cozimento dos vegetais pode ser usada para enriquecer o arroz, feijão, molhos, purês e sopas.

Para a utilização das cascas é preciso estar atendo ao processo de higienização. Além de sucos e chás, as cascas podem ser usadas para o preparo de massas de bolos, tortas e pães.

Veja matéria na integra:

https://portalcanaa.com.br/site/canaa-dos-carajas/comunidade-de-canaa-dos-carajas-recebe-capacitacao-sobre-reaproveitamento-alimentar/

Este projeto foi encaminhado pela Nutricionista Nathalia Silva Garcia Lobato como das ações do programa Green Kitchen 2020.